sábado, 29 de dezembro de 2012

Game Test: Waking Mars

Waking Mars
Tela inicial do jogo...
Após pegar vários humblesbundles, indieroyales e indies galas da vida, caiu na minha mão um distinto jogo indie... O nome dele é Waking Mars.

A idéia inicial do jogo é que você é um explorador espacial investigando o planeta marte, analisando o ecosistema do planeta, explorando todo todo o conjunto de cavernas do planeta, em uma missão de alto risco para a sua sobrevivência.




Waking Mars é um excelente jogo indie produzido pela Tiger Style Games, uma nova produtora Indie dando o que falar.

O explorador utiliza de um traje especial de exploração, com recusos de Jetpack, um sistema de comunicação e um computador de bordo com IA integrado chamado "Art".

Bom e velho H.E.R.O.
O jogo bebe inicialmente da fonte do saudoso H.E.R.O. , que no velho jogo de Atari percorria minas para salvar os mineiros. No jogo original de Atari existia o elemento de dinamites, oxigênio, derrubar rochas que bloqueavam o caminho e lidar com os morcegos e aranhas.


No Waking Mars a idéia foi muito bem trabalhada, sendo que através de cavernas em 2D belamente renderizadas é preciso explorar um profundo jogo de cavernas com várias surpresas.


Uma das cenas do jogo.
A primeira delas é a história do jogo. O diálogo entre os personagens com atuação de voz é muito bem feito, deixando o jogador a par dos eventos do jogo e dando idéia do perigo por onde o explorador passa.

O explorador passa a interagir com o ecosistema  das cavernas marcianas, entendendo seu equilibrio e utilizando deste conhecimento para auxilia-lo a liberar pequenos puzzles, para ajudar a abrir seu caminho através de uma cuidadosa manipulação da vida do ecosistema marciano.



Uma das saidas das cavernas marcianas.
O conjunto de cavernas marcianas são extensas e complexas, talvez não tanto como as do Super Metroid do Snes, mas possui varios caminhos alternativos, e dependendo do local onde irá passar, a camera pode dar zoom in ou zoom out, alterar a iluminação da caverna, mostrar seus passos derrubando rochas ou rachando estalactites.

Seus passos provocam certos predadores, despertam criaturas ou assustam presas. O personagem se interage naturalmente com todo o cenário do jogo, que é bem vivo e orgânico. O jogo foi devidamente polido, deixando bem natural e cativante por si mesmo.

Mergulhando nas cavernas marcianas...
Os controes do jogo são bem simples, facilmente configurável via teclado e mouse ou joystick no caso de Mac e PC, mas existem versões do jogo para Android e IPhone / IPad utilizando o sistema IOS.

Os efeitos sonoros são bem produzidos, se ajustando bem ao ambiente do jogo, enquanto a atuação das vozes são bem naturais e ajudam a caracterizar o jogo. Detalhe adicional ao Art, seu navegador computadorizado, que interpreta as expressões emocionais dele através de emoticons, como =) ou =/ por exemplo.

Os personagens do jogo são retrados com cuidado, com várias artes diferentes com expressão bem cuidadosa relacionada a atuação deles no jogo, tornando a interação e a interpretação da história algo mais natural e envolvente.


Uma das telas do tutorial do jogo.
A respeito do tutorial do jogo, ele é simples, porém essencialmente eficiente. O jogo é fácil de assimilar e entender seus elementos, mas durante o decorrer das fazes sua complexidade se torna maior e mais desafiadora sem impor nenhum desafio draconicamente impossivel ao jogador.

Se comprar o jogo através da sua página do Steam por quase R$17,00, o jogador conta ainda com recurso de salvar os jogos em nuvem. Waking Mars é um daqueles games Indies que atrairam uma ótima avaliação da critica especializada e também boas votaçõe no Steam Greenlight. A seguir, a avaliação do game:

A exploração ficou séria!
Graficos: Bem trabalhados, sem entrar no clichê de pixelar tudo por ser indie. O recurso de zoom in e zoom out automatico do jogo torna a experiência mais agradável, dando atenção aos pontos certos do jogo.

Som: Efeitos sonoros decentes, bem funcionais. A trilha sonora idem, porém o polimento dado nos diálogos, dublando os personagens caracteriza bem o game em sua ambientação.

Jogabilidade: Simples de entender, complexo de dominar. É um daqueles jogos que você perde segundos para entender como funciona mas demora horas explorando as possibilidades de forma agradável, tentando resolver puzzles e evitando perigos do jogo. O menu de configurações é bem simples e decente, de fácil configuração. Aceita gamepads e joysticks facilmente, sendo facilmente configurável.

História: A história do jogo é bem elaborada, sendo dividida em capitulos, que vão se abrindo naturalmente na medida que você vai explorando o jogo. O foco do jogo é exploração e sobrevivência, sem necessariamente utilizar violência gratuita. Seria como jogar super metroid sem usar armas, onde o contexto da história torna toda ação plausivel e bem contada no jogo.

A impressão que o jogo passa nos primeiros 15 minutos: Muito boa. É um daqueles bons jogos que você perde a noção do tempo jogando, com várias dificuldades indo de casual a hardcore, ajustando o seu nivel de habilidade aos desafios do jogo. O sistema de save é prático, bastando sair a qualquer momento para retornar de onde parou, em qualquer ponto.

Waking Mars utiliza idéias e fórmulas simples, mas muito bem aplicadas. Seu desenvolvimento e todo o conjunto da obra torna o jogo bem sólido e divertido, tornando um trabalho digno de colecionador, indo a agradar desde o jogador casual ao hardcore.

O jogo deixou uma boa impressão positiva, estando disponivel no Steam, Desura ou através de venda direta, sem DRM. Através do Desura custa em torno de R$ 20,00, mas tendo a disposição a versão linux do jogo. No Steam o preço está por volta de R$17,00 mas tem no momento apenas as versões PC e Mac.. A versão android, disponivel no Google Play está no momento fixada por R$4,11... Tornando o jogo bem atraente para tablets android. No App Store da Apple o jog custa por volta de 2 dolares.

Atraves do site do Waking Mars é possivel comprar por 9,90 dolares ou mais via doação, para pegar a versão linux, mac e windows de uma vez, sem DRM. Neste caso o pagamento é via google checkout, paypal ou Amazon payment.

Quem se interessar pelo soundtrack, o preço é camarada: 1 dolar neste link aqui.

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